Engraçado
como as crianças ficam cada dia mais curiosas. De repente, é um tal de
"porquê isso?", "porquê aquilo?", que os adultos chegam a
ficar impacientes e sem resposta para tantas perguntas. Mas porquê os pequenos
perguntam tanto? Porquê querem saber de tantas coisas? Mas, porquê... porquê os
"porquês" são intermináveis?
Em busca
de uma resposta para tantos "porquês", encontramos no site da Brasil
Escola um artigo super interessante sobre essa fase. Escrito pela pedagoga
Jussara de Barros, o texto fala sobre esse momento tão importante na vida dos
pequenos - e nós, os "grandes", já passamos por isso. Assim,
reproduzimos aqui, na íntegra [se quiser visualizar o texto no site da Brasil Escola, é só clicar aqui]:
A Criança e a Fase dos
Porquês
Por volta
dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de
entender como as coisas acontecem.
Isso
ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância,
quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da
importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que
ouve.
A partir
dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a
como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as
crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
É
importante que as pessoas em contato direto com a mesma devem ter paciência e
respeito quanto às curiosidades do pequeno, ajudando-o a esclarecer suas
dúvidas.
Essa
curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas
descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.
Se a
criança é tolhida pelo adulto, no momento em que faz perguntas, poderá perder o
interesse, a vontade de descobrir coisas novas, ficando paralisada no seu
processo de aprendizagem por medo ou insegurança.
Uma boa
forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente
explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz
que não quer comer a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho
poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode
acontecer da forma como ela deseja.
E à
medida que for compreendendo o mundo que a cerca deixará de questionar sobre as
coisas do cotidiano.
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