Quem viveu isso recentemente foi a psicopedagoga Maria da Glória Rocha. Mãe de dois meninos, um deles com 3 anos, no início de 2021 teve início o desafio: desfraldar o Gabriel. "Nós conversamos com ele, que ainda estava com 2 anos, que já estava na hora de começar a fazer xixi no vaso sanitário. No início foi difícil, mas depois ele começou a conseguir", afirma.
Para que o Gabriel desse os primeiros passos nessa nova etapa, mamãe e papai redobraram a atenção. "A todo momento perguntamos para ele: 'Gabriel, quer fazer xixi?'. Fizemos isso por vários dias, diversas vezes ao dia, até ele começar a nos avisar que estava com vontade de fazer xixi. Todas as vezes nós o acompanhávamos até o banheiro, até que percebemos que ele já estava indo sozinho. Porém, ainda o supervisionamos, para evitar que ele suba no vaso sanitário, por exemplo", comemorou a mamãe do Gabriel.
Para que a "separação" das fraldas acontecesse de maneira tranquila, desde que começou a andar, Gabriel foi estimulado a entender que precisava jogar as fraldinhas no lixo. "Quando a gente trocava a fralda dele, era ele mesmo quem já pegava e já jogava no lixo. Assim ele foi entendendo que a fralda não era parte dele, mas sim um objeto que precisava ir, aos poucos, se desfazendo", conta Maria da Glória.
Se você está passando por este período do desfralde do seu bebê, confira algumas dicas que a nossa equipe separou:
- Incentive a criança a ir ao banheiro e a utilizar o penico ou o vaso sanitário;
- Ofereça cueca (meninos) ou calcinha (meninas) confortáveis e com estampas coloridas e divertidas;
- Tenha uma estratégia. Normalmente, os papais e as mamães retiram a fralda durante o dia e deixam somente à noite;
- Deixe a criança com roupa fácil de tirar, de modo que ela comece a se desvestir sozinha;
Nenhum comentário :
Postar um comentário